PRÓTESE DE MAMA

PRÓTESE DE MAMA

A cirurgia de prótese de silicone de mama tem por objetivo o aumento ou a suspensão das mamas. Essa cirurgia pode ser feita por meio de uma incisão no sulco inferior da mama de cerca de 4 cm na aréola ou até por via axilar. Geralmente, quando o paciente não apresenta flacidez, apenas é colocado o implante sem que seja feita a retirada de pele. 

Quando o paciente não apresenta flacidez ou tem uma espessura da pele e da mama superior a 3 cm, o cirurgião escolhe o plano subfascial. Porém, quando apresenta algum grau de flacidez ou tem uma pele muito fina e nenhum tecido mamário ou menor do que 3 cm, é sempre escolhido o plano submuscular. Nesse caso é realizada a técnica do soutien interno onde é feita a fixação do músculo grande peitoral no sulco por meio de um fio inabsorvível chamado de farpado e que fará com que esse silicone fique imóvel e a mama fique firme sem sair de sua posição mesmo que a paciente esteja deitada.

A prótese de silicone texturizada é a mais utilizada atualmente. Quanto ao perfil, se divide entre o moderado, alto, super alto ou natural. Essa escolha dependerá muito da necessidade e desejo da paciente que também decidirá com o seu médico quanto ao tipo e formato de projeção que mais lhe tragam satisfação e bem-estar físico e mental.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e tem duração de cerca de 2 horas. Caso a prótese seja colocada abaixo do músculo, um dreno será necessário.

Procedimento




 


Pré e Pós operatório

O tempo apropriado para o pós-operatório depende muito; se é realizada a técnica de soutien interno, que é chamado de R24, ou seja, recuperação em 24 horas para o retorno às suas atividades de trabalho, dirigir, etc... Em geral, recomenda-se que as atividades habituais só retornem após o 15º dia para que se obtenha a garantia do sucesso e da qualidade da cicatriz.