BOTOX / TOXINA BOTULÍNICA

BOTOX / TOXINA BOTULÍNICA

A aplicação da toxina botulínica tipo A, mais amplamente conhecido como Botox, é um procedimento muito usado em qualquer protocolo de rejuvenescimento. Trata-se da injeção dessa toxina diretamente nos músculos em que se pretende fazer o relaxamento. Uma vez presente essa condição, ocorrerá uma grande atenuação das linhas chamadas dinâmicas ou linhas de expressão.

É um procedimento simples e realizado com uma prévia anestesia da pele com uma pomada de uso local. É bom salientar que não se pode aplicar anestésico por infiltração, pois ele impede a perfeita pega do Botox reduzindo o seu efeito.

As regiões mais tratadas com a toxina botulínica são as rugas periorbiculares (próximas às pálpebras) ou pés-de-galinha, rugas de testa e também de região dos intercílios ou inter gabelares, além de regiões de pescoço. Também é utilizada para eliminar a dor dos músculos do paciente diagnosticado com ATM onde ocorre um excesso de contração dos músculos da mordida, em platismas com rugas de pescoço, em encurtamento do sorriso gengival, rugas nasais e até em hiperidrose axilar e palmar 

A durabilidade do efeito da toxina botulínica quando aplicado em face é de 4 a 6 meses, o que nos permite concluir que a média é de 5 meses. Recomenda-se não aguardar a finalização completa do seu efeito para a repetição da aplicação, pois dessa forma pode-se obter uma maximização do efeito do procedimento. 

Não apresenta efeitos colaterais, mas recomenda-se não utilizar em pacientes que sofram de doenças neuromusculares; que tenham doença autoimune adquirida; mulheres grávidas ou em período de lactação e em pacientes que façam uso de aminoglicosídeos e que possuem reações alérgicas a toxina.