BLEFAROPLASTIA

BLEFAROPLASTIA

Trata-se de um tratamento cirúrgico das pálpebras realizado em ambiente ambulatorial com anestesia local e sedação. Sua duração é de cerca de 90 minutos onde é retirada a gordura com uma incisão no sulco da pálpebra superior e outra no bordo ciliar inferior. O curativo é simples com micropore sobre a incisão.

Trata-se de uma cirurgia na qual é realizada uma incisão no sulco da pálpebra superior e no bordo ciliar da pálpebra inferior pela qual é tratada a sobra de pele, o excesso de bolsa de gordura e, muitas vezes, a hipertrofia muscular. Modernamente também é realizado o tratamento do SOOF (Sub Orbicularis Oculi Fat) que é a gordura que fica abaixo do músculo suborbicular e também o tratamento do tear trough que é o sulco da pálpebra. Essa é uma técnica mais moderna e realizada em alguns serviços. Nós também utilizamos esse tipo de procedimento que é feito por meio de uma caneta de laser que faz o descolamento profundo da gordura em cima da parte óssea da pálpebra inferior conferindo um resultado mais natural e definitivo.

Benefícios

Essa cirurgia é realizada em ambulatório, ou seja, o paciente não fica internado, com anestesia local e sedação e tem uma duração aproximada de 90 minutos. Após o final, é colocado um micropore sobre a incisão e um tampão ocular.


Pré e Pós operatório

O pós-operatório é curto. Nos primeiros 4 ou 5 dias o paciente deverá ficar afastado de qualquer atividade e será orientado a fazer compressas geladas sobre as pálpebras e utilizar colírios para a lubrificação e antibióticos. No quarto dia, são removidas as pequenas linhas ou fios cirúrgicos em clínica. No sétimo dia são removidos os curativos que protegem as incisões.

O paciente é liberado para suas atividades rotineiras após o 4º dia e liberado para atividades físicas leves após o 8º dia. O resultado definitivo da cirurgia em geral ocorre após o 2º ou 3º mês, mas após o 7º dia o paciente já não apresenta os sinais clássicos de inchaço e roxidão decorrentes dessa cirurgia.